Dom Dinis Begames Logo
SOBRE

O BEg@mes favorece áreas de competência, inerentes ao Perfil do Aluno, através do estímulo ao prazer de aprender, associando a ludicidade a estratégias cognitivas, motivacionais e sociais no aprender a aprender. Foca-se em 2 grupos de intervenção que se complementam nas ações previstas: alunos do Curso Profissional de Informática e alunos migrantes e/ou em situação de fragilidade social. Num processo de mentoria, criam cenários de jogo como base de aprendizagem. Para tal, realizam pesquisa, participam em encontros e partilham vivências para situar os problemas que identificam para, no final, traduzirem no desenvolvimento de jogos, disponíveis para a comunidade.

As principais linhas do projeto BEg@mes é tratar-se de um projeto inovador e centrado no aluno, na medida em que prevê o desenvolvimento de competências transversais através da produção de jogos educativos digitais por parte de dois grupos de alunos,numa dinâmica de mentoria. Acresce, ainda, como aspeto positivo, o facto de os jogos educativos produzidos poderem ser rentabilizados pela comunidade educativa.

Estão previstas as seguintes atividades:

- Dinâmicas de grupo, de quebra-gelo e de cooperação com jogos analógicos da memórias de infância;

- Pesquisa de lendas e contos das suas raízes

- Sessões com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra [FPCEUC], de sensibilização, por imersão em ambientes de jogo, e posterior de briefing ou reflexão em torno de processos de auto e de hétero conhecimento (e de temáticas relacionadas com aprendizagens formais);

- Sessões de apresentação de jogos típicos de diferentes culturas, associados ao património, num suporte tradicional e utilizando dispositivos móveis: lendas, monumentos, gastronomia, tradições, festividades, por alunos que favoreçam a posterior construção de narrativas digitais dos jogos;

- Workshop sobre Jogos Digitais com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra [ISEC]

Data da realização:

1 de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2023